terça-feira, 24 de janeiro de 2012

Pomba-Gira é mojubá!


Se Exu é o começo, o princípio da vida e a vitalidade como um todo, a Pomba Gira atua diretamente no equilíbrio e no desejo disso tudo.

Símbolo feminino maior daquilo que chamamos de 'Esquerda' na Umbanda, a Pomba Gira complementa o mistério masculino Exu.

Assim o é porque a Pomba Gira, se necessário for, esgota todos os sentimentos humanos, a fim de reorganizar e melhor que isso: equilibrar!

Sua atuação no desejo não se refere apenas e tão somente ao desejo carnal. Os desejos que temos durante a nossa vida vão desde o desejo de saúde, de sucesso, de emprego, de paz, de família, de amigos, de irmãos, de fé e por que não o desejo carnal...?

Em cada um dos nossos desejos temos contido a partícula Pomba Gira, porque é Dela o 'mistério desejo'. E dentro deste contexto Ela pode trabalhar em comunhão com os Orixás. Se desejamos um novo emprego o mistério Pomba Gira passa a atuar a partir do momento que externamos o 'desejo'. Sendo este de trabalho Ela passa a atuar em 'parceria' com Ogum, por exemplo. Se o desejo é de saúde, une-se à Ela o mistério do Pai Obaluaiê. Se o desejo é de amor próprio, une-se à Ela o mistério da Mãe Oxum. Se o desejo é de gerar, une-se à Ela o mistério da Mãe Yemanjá. Se o desejo é de justiça, une-se à Ela o mistério de Pai Xangô. E assim em outros tantos aspectos da nossa vida terrena.

A Pomba Gira não é um espírito desencarnado de uma prostituta! Trata-se de um grande engano essa associação de imagens. Isso porque pessoas de má fé e má conduta utilizam dessa energia, extremamente sensual, para alcançar objetivos escusos. Pessoas assim fazem uso do mistério Pomba Gira para fazerem aquilo que, de fato, sentem vontade de fazer em terra, mas não tem coragem.

O mistério da Pomba Gira (e da Esquerda como um todo) faz com que as máscaras caiam. Quando A sentimos estamos na verdade nos despindo de tudo aquilo que queremos parecer ser, para ser o que na verdade somos. Desequilíbrio mediúnico não pode ser confundido com aquilo que as Entidades verdadeiramente são.

E por isso, muitas vezes, a incorporação de uma entidade de esquerda é tão confusa, suja e baixa. Não por conta desses espíritos mas por conta de seus mistérios. O de exu por ser a vitalidade e a alegria, fará do médium desequilibrado e vaidoso um grande beberrão e galanteador barato, sugerindo até em alguns casos a proposta de fazer sexo incorporado, por que o Exu "está com desejos". Ou ainda, travestida do mistério "desejo" das pomba-giras uma mulher pode, se desequilibrada, evidenciar o seu lado mais obscuro, o da promiscuidade, da vaidade absoluta, o do desejo sexual desenfreado, entre outros absurdos. Enfim, muitas vezes o grande mistério da esquerda na umbanda que é o de "tirar as máscaras" acaba por despir os médiuns e com isso, a profanação da religião se desenvolve.

O caminho de evolução dessas Entidades segue um plano divino, onde está a luz e a proteção de Nosso Pai Maior somado aos desígneos dados pelas próprias pessoas às próprias vidas - quando encarnados ou não.

As Entidades, como nós, pretendem evoluir. E para isso prestam-se aos trabalhos necessários e àqueles que lhes são autorizados. A Pomba Gira não te dá aquilo que não é teu, mas também não tira o que te pertence. Ela não derruba quem não merece, mas também não socorre os caídos pelo ego humano!


Se com Exu aprendemos no conflito e no caos, com Pomba Gira aprendemos no ambiente cheio, nas vastas informações, especialmente quanto aos sentimentos enganadores da vaidade e do luxo, com tudo aquilo que parece muito cheio, e que ilusoriamente reflete o vazio, o esgotamento daquilo que verdadeiramente somos.

A Pomba Gira, acima de tudo, carrega consigo a retidão, o caráter, a luz, a paz e o amor!

Por tudo isso reverenciamos a Pomba Gira, porque Nela encontramos o equilíbrio e o desejo da vida!

Laroiê Pomba Gira! Pomba Gira é Mojubá!

Nenhum comentário:

Postar um comentário