Terreiro de Umbanda Comunitária Pai Ogum e Mãe Yemanjá Atendimentos: Cura - Reiki, Magnified Healling, Magia do fogo e outros. Umbanda - Giras abertas de atendimento espiritual Cursos - Desenvolvimento, Reiki ,Magia do fogo e outros. -ESCREVA PARA tucoy.contato@gmail.com E RECEBA NOSSO CALENDÁRIO. Av. Marechal Fiuza de Castro 126 - Jd.Pinheiros - São Paulo - SP
sexta-feira, 24 de fevereiro de 2012
Orí! Orí – Cabeça / Xá – Força!
Todos nós temos Orí. Ele pode estar desperto ou dormente, pode estar positivo ou negativo, pode estar bem ou doente, mas sempre estará aí!
Orí é a partícula de Deus em nós. Orí é o que os esotéricos e espíritas chamam de centelha divina, eu superior e afins.
É a energia de Deus, a pureza e a semente de Deus em nós. Por isso acreditamos que através deste ponto localizado quase que fisicamente no centro de nossa cabeça física, onde muitos enxergam o chácara coronário, se faz a ligação e a relação dos homens e mulheres encarnados com tudo o que existe de divino.
É o seu Orí que ligará você ao bem, ao bom e ao direito, ou se assim você preferir, ao ruim, ao mal e ao errado. O Orí é a casa do Orixá em nós, e também a casa de nossas entidades. É evidente que o Orixá assim como as entidades não moram especificamente em nossas cabeças, mas se manifestam através delas, por isso a condição do Ori determinará a relação dos encarnados com a espiritualidade e com a vida como um todo.
O Orí nunca nos abandona e mesmo antes de “feito” já vibra e zela por nós. O Ori abençoa os nossos caminhos e abre o espaço no nascimento a primeira parte de nosso corpo encarnado que dá as caras para o mundo dos homens.
Não há culto de orixá sem culto de Orí, primeiro por ele ser a nossa ligação, segundo por ser um orixá que mora em nós, não cultuar Orí é em primeiro lugar a manifestação da ignorância de quem cuida do mundo mas não se preocupa com sua casa, e depois, é a falta de respeito e de cuidado com o que existe de mais divino em nós.
O Orí precisa ser despertado. Em alguns casos literalmente atrasados. O Orí funciona como num sistema automático que está determinado pela energia de seus ancestrais, e pelo seu Odú. O Odú é a energia, o telos, o destino que você deveria traçar na vida. Muitas vezes, as dificuldades erros e acertos de nossa vida fazem que nossos Odús (caminhos) se negativem, e diretamente isso nos distancia de nosso Orí.
Caminhar no Odú significa estruturar, fortificar e alcançar um dia a plenitude de sua consciência e sua partícula divina, o Orí.
O Orí pode ser despertado por rituais, cerimônias e até por nossas entidades. Despertar o Orí significa abrir essa energia para que ela traga para nossas vidas o nosso verdadeiro Odú, mostre nossos verdadeiros caminhos, nossa estrada e missão de vida.
Quando desperto o Orí nos ajuda espiritualmente e mais que isso, em todos os aspectos e momentos de nossas vidas. Quando estamos no nosso caminho, estamos mais “dispostos” a acertar ou pelo menos, a erra menos e nossas vidas tendem a caminhar com mais tranquilidade e fluidez.
Existem muitas cerimônias que pretendem dar alimento, força e energia para o Orí, chamamos essas cerimônias e rituais de Buri. Existem muitos tipos e finalidades de Buri, mas sempre o sentido do Buri é o de alimentar, estruturar e dar energia para o Orí.
Ebó – Comida
Ori- Cabeça
Ebó-Orí- Borí –Comida da cabeça.
Como dissemos, em todos os casos a ideia é fortificar e estruturar a casa de nosso orixá, a força de nossa vida, a força de nossa cabeça, o nosso Orí. Fortificar o Orí é fortificar nossa cabeça, nossa relação e ligação do mundo, e ainda, nossa relação e ligação com o nosso divino.
Isso é fácil de perceber. Quanto mais forte e equilibrado estiver nosso Orí, mais abertos e fluidos serão nossos caminhos, mais próspera será a nossa vida e cada vez mesmo nadaremos contra a maré de nossa própria corrente!
Agô Orí! Agô orí axé!
Orí é o orixá mais importante, não se começa a cultuar e nem se falar de ORIxá sem falar e cultuar ORÍ!
Axé!
“ORI LO NDA ENI
ESI ONDAYE ORISA LO NPA ENI DA
O NPA ORISA DA
ORISA LO PA NIDA
BI ISU WON SUN
AYÉ MA PA TEMI DA
KI ORI MI MA SE ORI
KI ORI MI MA GBA ABODI”
TRADUÇÃO
“ORI é o criador de todas as coisas
ORI é que faz tudo acontecer, antes da vida começar
É ORIXA que pode mudar o homem
Ninguém consegue mudar ORIXA
ORIXA que muda a vida do homem como inhame assado
AYE, não mude o meu destino
Para que o meu ORI não deixe que as pessoas me desrespeitem
Que o meu ORI não me deixe ser desrespeitado por ninguém
Meu ORI, não aceite o mal.”
Ori mi
Mo ke pe ô
Ori mi
A pe je
Ori mi
Wa je mi o
Ki ndi olowo o
Ki ndi olola
Ki ndi eni a pe sin
Laye
O ori mi
Lori a jiki
Ori mi lori a ji yo mo laye”
TRADUÇÃO
Meu Ori
Eu grito chamando por você
Meu Ori,
Me responda
Meu Ori,
Vem me atender
Para que eu seja uma pessoa rica e próspera
Para que eu seja uma pessoa a quem todos respeitem
Oh, meu Ori!
A ser louvado pela manhã
“Que todos encontrem alegria comigo”
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário